KALARIPPAYATT
Um
encontro coma Arte Marcial Milenar Indiana
Estes
encontros visam difundir os benefícios proporcionados pela prática
do Kalarippayatt
- arte marcial tradicional Indiana
no Brasil.
Partindo das
práticas do estilo desenvolvido no sul do estado de Kerala, temos
como objetivo o desenvolvimento de maior consciência corporal, bem
como a ampliação de sua flexibilidade e energia.
Por
ser uma técnica milenar, estreitamente ligada à Ayurveda ( sistema
medicinal indiano) e a Yoga, a prática de Kalarippayatt
amplia a capacidade
respiratória, a resistência e diminui o stress e suas consequências
em seus praticantes, além de aumentar consideravelmente os níveis
de concentração e bem estar.
Trabalhando
juntamente com a respiração e mente o Kalarippayatt
não é somente uma técnica física, mas abrange o ser humano como
um todo, promovendo um momento de encontro consigo mesmo e de
superação de seus limites, extramente benéfico para qualquer
pessoa.
Kalarippayatt
é uma arte marcial milenar que, desde sua origem, fez parte não
somente do treinamento de diferentes linhas artísticas na Índia,
mas também da educação das crianças, por acreditar que sua
prática traz um desenvolvimento holístico e completo ao praticante,
atingindo tanto seu corpo físico como seu corpo mental e espiritual.
Kalarippayatt:,
a
mais antiga das artes marciais
Kalarippayatt
é
uma luta marcial que nasce por volta do sec. 12 A.C. no sul da Índia,
no estado de Kerala.
Considerada
a mãe de todas as outras artes marciais existentes, foi praticada
principalmente pelos Nair, casta de guerreiros. Dentro da arte
tradicional Kalarippayatt
foram
praticados 4 estilos de luta, porém dois destes estilos estão
extintos, prevalecendo somente os estilos do norte o do sul do
Estado.
Toda
movimentação do Kalarippayatt
se baseia nos movimentos dos animais, no conhecimento do Marma (
pontos energéticos e vitais no corpo humano), na Ayurveda e têm um
forte ligâmen com a filosofia hinduísta, preocupando-se do ser
humano como um todo, e possibilitando o seu desenvolvimento físico,
emocional, mental e espiritual.
O
estilo do Sul de Kerala
A
grande característica do estilo de Kalarippayatt
praticado
no sul do estado, é a priorização da luta com mãos limpas e o
trabalho com bastões longos, chamado também de “Dança
do Fogo”.
Outra
grande característica , é que os Meyppayats ( sequencias
específicas de treinamento) são realizados sempre em quatro
direções, estabelecendo, assim, um estado de alerta constante.
Os
Encontros e seus formatos
A
proposta destes encontros é aproximar os participantes à arte do
Kalarippayatt
do
Sul, arte marcial tradicional Indiana e aos benefícios físicos,
mentais e emocionais que esta prática proporciona.
Para
tal, propomos os seguintes formatos:
Flash
Trainning :
encontros
breves, onde os participantes terão um breve e intenso contato com
esta arte.
Trabalharemos
a saudação e seus movimentos (Guruvandana),
os primeiros exercícios proposto para aquecimento e adequação do
corpo para a postura idônea para a luta ligados à respiração e
trabalharemos a primeira sequencia de Meyppayat, realizada nas quatro
direções.
Finalizamos
a sessão com alongamento e relaxamento
Duração:
1h30min.
Intensive
Trainning:
Estes
encontros permitem que os participantes tenham um contato, ainda que
breve, com diferentes elementos desta arte.
Iniciamos
o encontro com o estudo do Guruvandana ( saudação inicial),
passamos aos exercícios de aquecimento específicos e respiração,
trabalhamos a primeira sequencia de Meyppayat e o primeiro movimento
de Adhidara ( luta com mãos livres)
Finalizamos
a sessão com alongamento e relaxamento
Duração
: 3 horas
Workshop:
Neste
formato o trabalho ganha em detalhe e aprofundamento. Os
participantes, além de entrar em contato com mais elementos da
técnica, poderam explorá-los com maior atenção perceber mais a
repercussão do trabalho em seus corpos.
Neste
formato teremos 3 encontros com duração de 4 horas cada um onde
serão trabalhados os seguintes elementos:Guruvandana,
exercícios específicos de aquecimento, postura e respiração,
primeiro, segundo e terceiro movimentos do Meyppayat, primeiro
movimento de Adhidara ( luta a mãos livres), primeiro movimento de
bastões longos ( dança do fogo)
No
primeiro encontro serão trabalhados : Guruvandana, exercícios
específicos de postura e respiração, primeiro e segundo Meyppayats
e primeiro movimento de bastão ( Dança do Fogo)
No
segundo encontro trabalharemos os mesmos elementos do dia anterior,
além do terceiro Meyppayat e o 1º movimento de Adhidara.
No
terceiro encontro, trabalharemos e revisaremos todos os itens vistos
e organizaremos uma mostra do material desenvolvido ao público, em
formato de um mini
happening.
Todos
os encontros se finalizarão com alongamento e relaxamento.
Duração:
12 horas ( 3 encontros de 4 horas cada um)
Aulas
Regulares: Durante
as aulas regulares, são tratados vários outros aspectos desta arte
do corpo em luta, o que possibilita ao participante aprofundar e
realmente disfrutar de sua prática, consquistando os benefícios que
a mesma oferece.
Além
dos elementos que compõe a luta ( meyppayatts, chutavus, trabalhos
com bastões de madeira, e alongamentos), nas aulas regulares
trabalhamos também com os aspectos enérgéticos desta prática,
que só podem ser alcançados a partir do contato continuado com a
mesma.
Os
encontros são semanais, podendo acontecer uma ou duas vezes por
semana, com duração de 1h30 min cada.
Necessidades
Técnicas:
Espaço
diáfano, com chão liso e plano.O trabalho também pode ser
realizado em espaço aberto sempre que o chão seja propício (plano,
de terra batida ou grama).
CONTATO:
Paula
Ibañez
11-975697554
Módulos
de Reciclagem / Formação para educadores em técnicas da cena
Esta
proposta de reciclagem/ formação a partir de técnicas teatrais
pretende ampliar, reciclar e compartilhar conhecimentos com os
profissionais da educação ( e do campo das artes da cena) que,
acreditamos, ampliam e potencializam o desenvolvimento de saberes,
servindo como uma grande ferramenta tanto para quem ensina como para
quem aprende.
Sugerimos
diferentes módulos de trabalho, que podem ser realizados juntos, em
uma sequência de encontros, ou separadamente, focando e aprofundando
no processo de ensino/aprendizagem em uma só linguagem/ técnica.
Módulo
1
- MÁSCARA NEUTRA
A
partir do contato com a mascara neutra, procuraremos as
possibilidades que ela nos oferece: o reconhecimento e limpeza do
vocabulário expressivo corporal que já possuímos, bem como a
ampliação deste. Teremos a possibilidade de reconhecer nossos
vícios corporais e gestuais. Presenciaremos o quanto o corpo fala
sem que sejamos conscientes.
Neste
trabalho tocaremos temas tais como:
- Trabalhar a diferença entre: atuar com o que sou e atuar o que sou.
- A energia extra-cotidiana
- O corpo dilatado
- O movimento, o gesto a ação
- Relação com espaço, objeto e o outro
- Escuta
Modulo 2
- CLOWN
A
partir da mascara mais pequena do mundo, porém a que mais revela,
desenvolveremos os seguintes temas:
- A identidade cômica
- A comicidade individual
- A comunicação não verbal
- Tempo/ritmo
- O jogo
Modulo
3
- CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Como
criar um mundo de fantasia com nossas palavras.
Convidar a viajar por
lugares desconhecidos, adentraremos em culturas longinquas,
conheceremos deuses, reis, eras. Tudo isso, através da oralidade.
A proposta deste
módulo é incentivar a troca através da oralidade, entendendo esta
como elemento essencial para a manutenção da história e da vida.
Contar um conto é
manter acesa a chama da vida!
Abordaremos técnicas
de memorização, de construção narrativa oral, e de expressão –
construção dos personagens através da fala – utilizados para a
contação de histórias.
Contato:
Paula
Ibañez
(11)
975697554
PROJETO
DE OFICINA em ARTES CÊNICAS
O corpo falante
Oficina criativa de expressão física e gestual
Esta
oficina pretende propocionar aos participantes a ampliação e o
reconhecimento de suas potencialidades expressivas no campo gestual e
físico.
Para
tal, propõe um trabalho corporal específico, baseado em alguns
elementos do treinamento da luta marcial milenar indiana
Kalarippayatt, que permitirá ao praticante tanto o reconhecimento
quanto a amplificação de sua expressividade e criatividade, além
de proporcionar um mergulho em si mesmo.
Eugênio
Barba diz que a pratica de uma luta marcial não faz um bom ator,
porém permite que este se (re)conheça
e se transforme positivamente.
Uma vez em contato e em diálogo com os elementos que compõe o treinamento proposto (gestualidade, movimentação, energia, etc), os participantes da oficina serão convidados a realizar uma transposição destes, de sua gestualidade e fisicalidade (re)descoberta para a cena, através da construção de partituras físicas. Cada um deverá construir uma e escolher para esta um breve texto ou uma canção.
Uma vez em contato e em diálogo com os elementos que compõe o treinamento proposto (gestualidade, movimentação, energia, etc), os participantes da oficina serão convidados a realizar uma transposição destes, de sua gestualidade e fisicalidade (re)descoberta para a cena, através da construção de partituras físicas. Cada um deverá construir uma e escolher para esta um breve texto ou uma canção.
Estas
partituras serão trabalhadas durante os encontros e serão
verificadas as possibilidades de diálogo entre elas.
Propõe-se
uma apresentação pública do resultado conquistado ao final dos
encontros, sem ter com isso a pretensão de um espetáculo, mas sim o
desejo de compartilhar um processo criativo.
OBJETIVOS
Objetivo
geral:
- Possibilitar a (re)descoberta individual e íntima da expressão criativa através do corpo, gestos e ações
Objetivos
Específicos:
- Reconhecer as potencialidades expressivas de cada um a partir da prática de alguns elementos presentes no treinamento da luta marcial indiana Kalarippayatt
- Ampliar o leque de possibilidades expressivas dos participantes através da conquista de um novo estado de energia e de um novo repertório
- Desenvolver imagens criativas através de ações físicas e gestuais
- Compor partituras criativas com os elementos físicos elaborados a partir de um novo lugar ( de dentro para fora/ de fora para dentro)
- Possibilitar a descoberta e a experimentação de novas formas de criar cênicamente
Carga Horária:
Esta
proposta de oficina tem duração total de 24 horas, dividas em 8
encontros de 3 horas cada. Os encontros serão semanais.
Desta
forma, a oficina proposta tem uma duração de 8 semanas, com 1
encontro semanal de 3 horas.
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