Oficinas e workshops



KALARIPPAYATT

Um encontro coma Arte Marcial Milenar Indiana

Estes encontros visam difundir os benefícios proporcionados pela prática do Kalarippayatt - arte marcial tradicional Indiana no Brasil.
Partindo das práticas do estilo desenvolvido no sul do estado de Kerala, temos como objetivo o desenvolvimento de maior consciência corporal, bem como a ampliação de sua flexibilidade e energia.
Por ser uma técnica milenar, estreitamente ligada à Ayurveda ( sistema medicinal indiano) e a Yoga, a prática de Kalarippayatt
amplia a capacidade respiratória, a resistência e diminui o stress e suas consequências em seus praticantes, além de aumentar consideravelmente os níveis de concentração e bem estar.
Trabalhando juntamente com a respiração e mente o Kalarippayatt não é somente uma técnica física, mas abrange o ser humano como um todo, promovendo um momento de encontro consigo mesmo e de superação de seus limites, extramente benéfico para qualquer pessoa.
Kalarippayatt é uma arte marcial milenar que, desde sua origem, fez parte não somente do treinamento de diferentes linhas artísticas na Índia, mas também da educação das crianças, por acreditar que sua prática traz um desenvolvimento holístico e completo ao praticante, atingindo tanto seu corpo físico como seu corpo mental e espiritual.

Kalarippayatt:,
a mais antiga das artes marciais

Kalarippayatt é uma luta marcial que nasce por volta do sec. 12 A.C. no sul da Índia, no estado de Kerala.
Considerada a mãe de todas as outras artes marciais existentes, foi praticada principalmente pelos Nair, casta de guerreiros. Dentro da arte tradicional Kalarippayatt foram praticados 4 estilos de luta, porém dois destes estilos estão extintos, prevalecendo somente os estilos do norte o do sul do Estado.
Toda movimentação do Kalarippayatt se baseia nos movimentos dos animais, no conhecimento do Marma ( pontos energéticos e vitais no corpo humano), na Ayurveda e têm um forte ligâmen com a filosofia hinduísta, preocupando-se do ser humano como um todo, e possibilitando o seu desenvolvimento físico, emocional, mental e espiritual.
O estilo do Sul de Kerala
A grande característica do estilo de Kalarippayatt praticado no sul do estado, é a priorização da luta com mãos limpas e o trabalho com bastões longos, chamado também de “Dança do Fogo”.
Outra grande característica , é que os Meyppayats ( sequencias específicas de treinamento) são realizados sempre em quatro direções, estabelecendo, assim, um estado de alerta constante.

Os Encontros e seus formatos

A proposta destes encontros é aproximar os participantes à arte do Kalarippayatt do Sul, arte marcial tradicional Indiana e aos benefícios físicos, mentais e emocionais que esta prática proporciona.
Para tal, propomos os seguintes formatos:
Flash Trainning : encontros breves, onde os participantes terão um breve e intenso contato com esta arte.
Trabalharemos a saudação e seus movimentos (Guruvandana), os primeiros exercícios proposto para aquecimento e adequação do corpo para a postura idônea para a luta ligados à respiração e trabalharemos a primeira sequencia de Meyppayat, realizada nas quatro direções.
Finalizamos a sessão com alongamento e relaxamento
Duração: 1h30min.
Intensive Trainning: Estes encontros permitem que os participantes tenham um contato, ainda que breve, com diferentes elementos desta arte.
Iniciamos o encontro com o estudo do Guruvandana ( saudação inicial), passamos aos exercícios de aquecimento específicos e respiração, trabalhamos a primeira sequencia de Meyppayat e o primeiro movimento de Adhidara ( luta com mãos livres)
Finalizamos a sessão com alongamento e relaxamento
Duração : 3 horas

Workshop: Neste formato o trabalho ganha em detalhe e aprofundamento. Os participantes, além de entrar em contato com mais elementos da técnica, poderam explorá-los com maior atenção perceber mais a repercussão do trabalho em seus corpos.
Neste formato teremos 3 encontros com duração de 4 horas cada um onde serão trabalhados os seguintes elementos:Guruvandana, exercícios específicos de aquecimento, postura e respiração, primeiro, segundo e terceiro movimentos do Meyppayat, primeiro movimento de Adhidara ( luta a mãos livres), primeiro movimento de bastões longos ( dança do fogo)
No primeiro encontro serão trabalhados : Guruvandana, exercícios específicos de postura e respiração, primeiro e segundo Meyppayats e primeiro movimento de bastão ( Dança do Fogo)
No segundo encontro trabalharemos os mesmos elementos do dia anterior, além do terceiro Meyppayat e o 1º movimento de Adhidara.
No terceiro encontro, trabalharemos e revisaremos todos os itens vistos e organizaremos uma mostra do material desenvolvido ao público, em formato de um mini happening.
Todos os encontros se finalizarão com alongamento e relaxamento.
Duração: 12 horas ( 3 encontros de 4 horas cada um)
Aulas Regulares: Durante as aulas regulares, são tratados vários outros aspectos desta arte do corpo em luta, o que possibilita ao participante aprofundar e realmente disfrutar de sua prática, consquistando os benefícios que a mesma oferece.
Além dos elementos que compõe a luta ( meyppayatts, chutavus, trabalhos com bastões de madeira, e alongamentos), nas aulas regulares trabalhamos também com os aspectos enérgéticos desta prática, que só podem ser alcançados a partir do contato continuado com a mesma.
Os encontros são semanais, podendo acontecer uma ou duas vezes por semana, com duração de 1h30 min cada.
Necessidades Técnicas:
Espaço diáfano, com chão liso e plano.O trabalho também pode ser realizado em espaço aberto sempre que o chão seja propício (plano, de terra batida ou grama).

CONTATO:
Paula Ibañez
11-975697554







Módulos de Reciclagem / Formação para educadores em técnicas da cena



Esta proposta de reciclagem/ formação a partir de técnicas teatrais pretende ampliar, reciclar e compartilhar conhecimentos com os profissionais da educação ( e do campo das artes da cena) que, acreditamos, ampliam e potencializam o desenvolvimento de saberes, servindo como uma grande ferramenta tanto para quem ensina como para quem aprende.

Sugerimos diferentes módulos de trabalho, que podem ser realizados juntos, em uma sequência de encontros, ou separadamente, focando e aprofundando no processo de ensino/aprendizagem em uma só linguagem/ técnica.


Módulo 1


  • MÁSCARA NEUTRA

A partir do contato com a mascara neutra, procuraremos as possibilidades que ela nos oferece: o reconhecimento e limpeza do vocabulário expressivo corporal que já possuímos, bem como a ampliação deste. Teremos a possibilidade de reconhecer nossos vícios corporais e gestuais. Presenciaremos o quanto o corpo fala sem que sejamos conscientes.
Neste trabalho tocaremos temas tais como:

  • Trabalhar a diferença entre: atuar com o que sou e atuar o que sou.
  • A energia extra-cotidiana
  • O corpo dilatado
  • O movimento, o gesto a ação
  • Relação com espaço, objeto e o outro
  • Escuta

Modulo 2


  • CLOWN

A partir da mascara mais pequena do mundo, porém a que mais revela, desenvolveremos os seguintes temas:

  • A identidade cômica
  • A comicidade individual
  • A comunicação não verbal
  • Tempo/ritmo
  • O jogo




Modulo 3


  • CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Como criar um mundo de fantasia com nossas palavras.
Convidar a viajar por lugares desconhecidos, adentraremos em culturas longinquas, conheceremos deuses, reis, eras. Tudo isso, através da oralidade.
A proposta deste módulo é incentivar a troca através da oralidade, entendendo esta como elemento essencial para a manutenção da história e da vida.
Contar um conto é manter acesa a chama da vida!
Abordaremos técnicas de memorização, de construção narrativa oral, e de expressão – construção dos personagens através da fala – utilizados para a contação de histórias.



Contato:

Paula Ibañez
(11) 975697554





PROJETO DE OFICINA em ARTES CÊNICAS

O corpo falante 

 Oficina criativa de expressão física e gestual




Esta oficina pretende propocionar aos participantes a ampliação e o reconhecimento de suas potencialidades expressivas no campo gestual e físico.
Para tal, propõe um trabalho corporal específico, baseado em alguns elementos do treinamento da luta marcial milenar indiana Kalarippayatt, que permitirá ao praticante tanto o reconhecimento quanto a amplificação de sua expressividade e criatividade, além de proporcionar um mergulho em si mesmo.
Eugênio Barba diz que a pratica de uma luta marcial não faz um bom ator, porém permite que este se (re)conheça e se transforme positivamente.
Uma vez em contato e em diálogo com os elementos que compõe o treinamento proposto (gestualidade, movimentação, energia, etc), os participantes da oficina serão convidados a realizar uma transposição destes, de sua gestualidade e fisicalidade (re)descoberta para a cena, através da construção de partituras físicas. Cada um deverá construir uma e escolher para esta um breve texto ou uma canção.
Estas partituras serão trabalhadas durante os encontros e serão verificadas as possibilidades de diálogo entre elas.
Propõe-se uma apresentação pública do resultado conquistado ao final dos encontros, sem ter com isso a pretensão de um espetáculo, mas sim o desejo de compartilhar um processo criativo.

OBJETIVOS
Objetivo geral:
  • Possibilitar a (re)descoberta individual e íntima da expressão criativa através do corpo, gestos e ações

Objetivos Específicos:
  • Reconhecer as potencialidades expressivas de cada um a partir da prática de alguns elementos presentes no treinamento da luta marcial indiana Kalarippayatt
  • Ampliar o leque de possibilidades expressivas dos participantes através da conquista de um novo estado de energia e de um novo repertório
  • Desenvolver imagens criativas através de ações físicas e gestuais
  • Compor partituras criativas com os elementos físicos elaborados a partir de um novo lugar ( de dentro para fora/ de fora para dentro)
  • Possibilitar a descoberta e a experimentação de novas formas de criar cênicamente
Carga Horária:
Esta proposta de oficina tem duração total de 24 horas, dividas em 8 encontros de 3 horas cada. Os encontros serão semanais.
Desta forma, a oficina proposta tem uma duração de 8 semanas, com 1 encontro semanal de 3 horas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário