Esta
pesquisa verifica as possibilidades de transposição dos elementos presentes no treinamento proposto
pela arte marcial indiana Kalarippayatt para o universo de criação do artista de cena, desenvolvendo e ampliando o campo expressivo e imagético do
intérprete/bailarino.
Ademais,
pretende averiguar se esta transposição pode ser um dos
fatores que conduz, por um lado, à instauração de um estado de
consciência dilatada e calma ativa no artista, realizador da ação,
e por outro, se este novo estado conquistado pelo artista pode
conduzir e proporcionar ao espectador a vivência de uma "experiência
estética" ou "Rasa".
Esta pesquisa ancora no trabalho desenvolvido por Phillip B. Zarrilli ,
professor do Drama Department da University of Exeter, UK; nos
estudos de Antropologia Teatral realizados por Eugenio Barba e nas
práticas realizadas por Grotowski e Thomas Richards em busca de um
estado verticalizado de consciência.
Esta pesquisa foi desenvolvida por Paula Ibáñez dentro do
Programa de Pós- Graduação do Instituto de Artes da Unicamp - nivel Mestrado, com defesa realizada em outubro de 2014, concedendo-lhe o título de Mestre em Artes da Cena.
Kalarippayatt - fragmentos de treinamento
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