Kalarippayatt - uma via para a expressividade

     Esta pesquisa verifica as possibilidades de transposição dos elementos presentes  no treinamento proposto pela arte marcial indiana Kalarippayatt para o universo de criação do artista de cena, desenvolvendo e ampliando o campo expressivo e imagético do intérprete/bailarino.

         Ademais, pretende averiguar se esta transposição pode ser um dos fatores que conduz, por um lado, à instauração de um estado de consciência dilatada e calma ativa no artista, realizador da ação, e por outro, se este novo estado conquistado pelo artista pode conduzir e proporcionar ao espectador a vivência de uma "experiência estética" ou "Rasa".

        Esta pesquisa ancora no trabalho desenvolvido por Phillip B. Zarrilli , professor do Drama Department da University of Exeter, UK; nos estudos de Antropologia Teatral realizados por Eugenio Barba e nas práticas realizadas por Grotowski e Thomas Richards em busca de um estado verticalizado de consciência.

       Esta pesquisa foi desenvolvida por Paula Ibáñez dentro do Programa de Pós- Graduação do Instituto de Artes da Unicamp  - nivel Mestrado, com defesa realizada em outubro de 2014, concedendo-lhe o título de Mestre em Artes da Cena.




Kalarippayatt - fragmentos de treinamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário